Cadastro De Empresa

Neste modulo iremos aprender a fazer o cadastro de empresas dentro do sistema, focando nos principais configurações para o seu funcionamento.

Dentro do Ideia siga os seguinte passos:

1 – Cadastro -> Cadastro de Empresa.

Depois de clicar irá abrir a seguinte tela:

Por padrão dentro do sistema vem uma empresa modelo cadastrada, vamos substituir as informações pela que desejamos cadastrar.

2 – Para agilizar o cadastro preencheremos primeiro o CNPJ, clique no botão azul ao lado do campo.

Depois de clicar irá abrir a seguinte tela:

3 – Preencha os seguintes campos:

CNPJ: O CNPJ da empresa que deseja cadastrar.

CAPTCHA: Teste cognitivo AntiSpam.

4 – Agora clique em consultar:

5 – Após clicar o sistema irá preencher todos os dados que estão disponíveis no cartão do CNPJ na Receita Federal, clique em importar.

Dados importados, alguns dados importantes para emissão de Nota Fiscal podem não ser preenchidos automaticamente por exemplo: Inscrição Estadual e Municipal, caso a empresa possua esses dados deve ser preenchido manualmente, os demais dados como telefone, email, site e outros são opcionais.

6 – Outra informação muito importante a ser preenchida é o Regime Tributário, preencher de acordo com o regime da empresa.

7 – Agora na aba configurações-> Fiscal/DFe ->Local, vamos selecionar o certificado digital.

Preencha os seguintes campos:

UF: Selecione o estado de origem da empresa.

Certificado: Selecione o certificado da empresa apertando o botão ao lado do campo(o certificado precisa estar instalado na maquina).

Depois de clicar irá abrir a seguinte tela para seleção do certificado:

8 – Depois de selecionar o certificado clique em ok.

9 – Agora na aba Configurações -> Fiscal/DFe -> NFC-e.

Preencha os seguintes campos:

Token NFC-e: Código de Segurança alfanumérico, de uso exclusivo da empresa e da Sefaz, usado para garantir a autenticidade da NFC-e(pode ser obtido online no site da Sefaz).

ID Token NFC-e: Serve apenas para identificar qual token está sendo utilizado.

SERIE: Numero de serie que deseja utilizar.

ÚLTIMO NUMERO: Numero da ultima nota emitida usando essa serie.

LAYOT NFC-e: Selecione se deseja o layout tipo cupom fiscal(supermercado)  ou em formato folha A4.

INDICADOR DE PRESENÇA PADRÃO(opcional): O tipo de operação da empresa.

MENSAGEM NO CUPOM(opcional):  Mensagem que vai sair na parte de baixo do cupom.

10 – Agora na aba Configurações -> Vendas/Saídas, temos algumas opções referentes a venda:

Temos os seguintes campos, todos eles de preenchimento opcional:

Tabela Padrão: É a tabela de onde o sistema irá puxar o preço dos produtos, caso queira selecionar outra aperte F2.

Obrigar informar vendedor na hora da venda.

Obrigar informar o cliente na hora da venda.

Obrigar expedição do item na hora da venda.

Tipo da entrega: Percentual ou valor fixo.

Taxa da entrega: O valor da entrega.

Tipo da serviço: Percentual ou valor fixo.

Taxa da serviço: O valor do serviço.

Desconto condicional: Porcentagem de desconto permitido.

11 – Agora na aba Configurações -> Devolução.

Selecione uma das opções que se adeque as diretrizes da sua empresa.

12 – Agora na aba Configurações -> Estoque.

Os campos abaixo são de preenchimento opcional:

Estoque Padrão: Estoque que a empresa irá utilizar.

Estoque RMA: Caso a empresa trabalhe com estoque para mercadoria avariada.

Estrutura de Custo: 

Un. negocio: 

Validar estoque no faturamento do pedido.

Validar estoque por lote.

Validar estoque por serial.

Reserva de estoque: Informar quantos dias o produto fica reservado no estoque.

13 – Finalizado o preenchimento clique em gravar.

Vimos nesse manual como fazer o cadastro de uma empresa dentro do sistema, passando desde o preenchimento das informações da empresa, instalação de certificado digital, configurações de venda, compras e estoque.