Cadastro de Usuários

Nesse modulo faremos o cadastro das contas de usuários. As contas de usuário permitem que uma pessoa tenha acesso ao sistema e aos seus recursos. Para entrar é necessário introduzir um nome de usuário e uma senha. As contas de usuário são criados pelo administrador do sistema, que será responsável em permitir acesso para outras pessoas.

1° – Dentro do IdeaOne vá na aba Sistema -> Usuários:

1.1 – Depois de clicar irá abrir a tela de usuários.

2 – Clique no botão Novo para abrir a tela onde será preenchido as informações do usuário:

Abaixo segue uma breve descrição sobre cada campo a ser preenchido:

Código: Identificador único do usuário dentro do sistema, não precisa ser preenchido pois o sistema o fará automaticamente.

Login: Nome ou apelido que o usuário irá usar dentro do sistema.

Nome: Nome do usuário que esta usando o login.

Empresa: Empresa na qual o usuário ficará vinculado, em alguns casos um usuário pode ter acesso a dados de N empresas, nesse caso o campo empresa deve ficar vazio.

Pessoa(Vendedor): Caso queira vincular o login a um colaborador (aperte a tecla F2 pesquisar).

Caixa: Conta financeira a qual o usuário fica vinculado.

Perfil: O perfil define as permissões do usuário dentro do sistema.

Desconto máximo: Determina até quantos % de desconto o usuário pode aplicar sobre  uma venda.

Código Login: Código de acesso gerado caso a empresa queira utilizar esse método de acesso, clique no botão GERAR CODIGO DE ACESSO, para gerar o código é necessário marcar a opção Permitir login com código.

Validade Senha: Define em quantos dias o usuário terá que atualizar sua senha, caso não senha preenchido não será necessário atualizar a senha.

Email: Email do usuário.

Imagem URl: Preencher com o link para colocar foto no usuário.

Mudar senha no primeiro login: Caso esteja selecionado quando o usuário fizer o primeiro login no sistema será solicitado que ele altere a senha.

Usuário Privilegiado: Caso queira dar permissões de administrador(acesso e poder total para executar qualquer ação dentro do sistema) selecione essa opção.

Lembrando que não é necessário preencher todos os campos para que o login funcione, o preenchimento dos campos se faz necessário de acordo com cada usuário.

3 –  Continuando com nosso exemplo, nesse cadastro será preenchido apenas, Login, Nome e será marcado as opções para Mudar a senha no próximo login Usuário Privilegiado.

4 – Depois de preenchido essas informações devemos gerar uma senha para que o usuário consiga acessar o sistema.

5 – Sempre que for feita alguma alteração no cadastro do usuário é importante clicar no botão gravar para que o sistema salve as modificações.

Depois de gravar o login já esta apto a acessar o sistema.