Pedido De Venda E Orçamento

Neste manual iremos aprender a criar um pedido e ou orçamento de venda, mas antes precisaremos entender qual a diferença entre eles.

Orçamento: O orçamento é um plano que ajuda a estimar despesas e ganhos. Sendo assim ele não reserva quantidade de produto em estoque e nem pode ser faturado.

Pedido: Formaliza quais foram os produtos, serviços, quantidades, preços e condições de pagamento combinados.

Dentro do Ideia siga os seguintes passos:

1 – Vendas/Saídas -> Pedido de venda.

Depois de clicar irá abrir a seguinte tela:

2 – Nessa tela podemos preencher os seguintes campos:

EMPRESA: Empresa que esta realizando a venda, aperte F2 para selecionar.

CLIENTE(opcional): Pessoa que esta realizando a compra, aperte F2 para selecionar.

VENDEDOR(opcional): Vendedor responsável pela venda, aperte F2 para selecionar.

NAT. OPERAÇÃO: Já vem preenchido pelo sistema, caso queira mudar aperte F2 para selecionar.

ESTOQUE: Já vem preenchido pelo sistema, caso queira mudar aperte F2 para selecionar.

COND. PAGAMENTO: Aperte F2 para selecionar a condição de pagamento.

STATUS(opcional): Status do pedido no momento do preenchimento.

TABELA: Tabela de preço que será usada nesse pedido/orçamento.

DATA P/ ENTREGA(opcional): Caso o pedido seja para preencha a data de entrega, e marque a opção entrega.

3 – Depois de preencher as informações, aperte F8 para acessar a lista de produtos.

Observe que o foco da tela vai mudar para a área destacada.

4 – Agora aperte F2 para selecionar ou digite o código do produto.

Observe que por padrão a quantidade sugerida é 1, mas podemos alterar conforme desejamos.

Também podemos alterar o preço final de um produto ou aplicar um desconto.

5 – Depois de concluir todas as alterações clicamos em gravar, para salvar o pedido/orçamento.

Caso deseje faturar o pedido, siga os passos abaixo.

1 – Clique no botão amarelo para atualizar o preço e os impostos.

2 – Caso deseje que o preço dos itens seja atualizado conforme a tabela Padrão, escolha sim.

3 – Depois disso clique no botão verde para faturar o pedido.

4 – Após isso escolha o tipo de nota que deseja gerar.

5 – Escolha a forma de pagamento.

6 – Informe o valor recebido.

7 – Clique em Continuar ou aperte F10.

Caso apareça a tela abaixo preencha os seguintes campos:

CAIXA: Caixa financeiro onde será lançado o crédito.

P. DE CONTAS: Plano de contas no qual esse lançamento se enquadra.

8 – Depois de preenchido aperte em gravar.

Feito isso o pedido foi faturado com sucesso.

Se formos em Vendas/Saídas -> Lista de Vendas e fizermos um filtro, conseguiremos identificar a venda gerada através do pedido faturado.

Aprendemos nesse manual a criar um pedido ou orçamento de venda dentro do sistema, além de aprendermos a faturar o pedido e localizar a venda.