ideiaBoxOne – Módulos e Funções (Completo)

Este é um guia de utilização do ideiaBoxOne, para usuários. Ao iniciar o sistema, você irá se deparar com a seguinte interface:
.
.

~
Numeramos todas as funções para uma explicação mais intuitiva.
.
.
.
.
.
1.Abertura de Caixa

~
A função de abertura de caixa permite que você tenha visibilidade do terminal, informe o valor disponível no caixa no momento da abertura(fundo de troco) e inclua observações relevantes, contribuindo para uma gestão precisa e eficiente do fluxo de caixa.
.
.
.
.
.
2.Suprimento no Caixa

~
A funcionalidade de suprimento de caixa, você pode visualizar o terminal/caixa e adicionar o valor de suprimento através do campo específico. Além disso, há também a possibilidade de deixar observações relevantes.
.
.
.
.
.
3.Sangria no Caixa

~
Sangria de caixa, esta função possibilita retirar um determinado valor do saldo atual do seu terminal/ caixa. A sangria de caixa pode ser necessária em situações como pagamento de despesas inesperadas. É importante registrar corretamente a sangria de caixa para manter o controle financeiro preciso do seu negócio.
.
.
.
.
.
4.Fechamento de Caixa

~
Fechamento de caixa nesta tela você poderá efetuar o fechamento do seu caixa, você pode informar o valor das vendas no caso “dinheiro” no campo onde a seta “→” aponta, caso tenha outras formas de pagamento como por exemplo máquina, também aparecerá para ser preenchido com o valor referente as vendas. Com os valores informados basta confirmar e o caixa estará fechado.
.
.
.
.
.
5.
Enviar NFC-e(s)

~
Por essa tela é possível emitir notas fiscais em lote a SEFAZ caso estejam em contingência. Para isso basta 1-selecionar a empresa, 2-colocar o modelo de nota a ser enviada e 3-atualizar lista, feito isso, irá aparecer as notas a serem enviadas, 4-voce pode marcar individualmente as notas que você gostaria de enviar ou 5-marcar todas, após isso clique em 6-gerar e enviar lote de nf-e a SEFAZ.
.
.
.
.
.
6.Devolução de Venda
~
Nesta tela é possível realizar devoluções de vendas, para fazer uma devolução basta seguir os passos:
1 – Selecionar a empresa (normalmente já vem selecionado)
2 – Selecionar tabela(assim como a empresa este campo normalmente já vem selecionado)
3 – Neste campo pode ser observado o tipo da operação, no caso devolução.
4 – O estoque que será movimentado
5 – O Vendedor (opcional)
6 – Cliente (Cadastro do cliente)
7 – Clicando nesse campo onde pode ser lido “nenhum registro a ser exibido” você pode apertar Seta para baixo “↓” e assim será possivel adicionar um novo produto à lista.
8 – Gravar, Isso irá gerar créditos no cpf do cliente e gravará o registro
9 – Campo para adicionar taxas
10 – Descontos que podem ser dados nos créditos(Os campos 9 e 10, podem ser uteis caso tenha tido desconto na venda e seja necessário subtrair ou adicionar valor a troca.)
.
.
.
.
.

7.Recebimento

~
Quitação de títulos em carteira,
1 – Selecionar a empresa (normalmente já vem selecionado)
2 – Selecionar cliente caso queira buscar títulos apenas de um cliente especifico
3 – Selecionar o centro de custo, caso queira buscar títulos relacionados a um centro de custo especifico.
4 – Filtro por data de vencimento (após filtrar o período você pode clicar em buscar títulos)
5 – Filtro por numero de título especifico
6 – Adicionar título a lista
7 – Selecionar esse campo fará o sistema buscar apenas títulos abertos referentes a colaborador.

Após filtrar os títulos você pode marcar aqueles que você fará a quitação, inclusive você pode marcar todas que farão a quitação em dinheiro por exemplo e quitar todos de uma só vêz.

Observação: no campo onde pode ser selecionado o cliente, clicando no cifrão verde você pode ter mais informações sobre o mesmo, como podemos ver a seguir:
.

Limite de crédito e controle de inadimplência
.
.

Pedidos em abertos
.
.

Títulos abertos
.
.

Histórico de compra
.
.
.
.
.
8.
Pagamentos

~
Assim como na tela anterior, você pode selecionar os dados como cadastro de fornecedor, forma de pagamento, plano de contas, centro de custo filtrar por vencimentos e/ou numero do título(Para filtrar título especifico) após isso, ao pressionar buscar títulos, irá mostrar todos os títulos levando em consideração os filtros usados, você pode marca-los individualmente ou marcar todos com a função “marcar todos”, em seguida selecionar a forma de pagamento da quitação, confirmar e o título estará quitado.
.
.
.
.
.
9.
Etiquetas de Preço

~
Nesta tela você pode estar imprimindo etiquetas de Preço para isso basta seguir os passos:
1 – Buscar Padrão, irá abrir a seguinte tela:

Você pode selecionar os filtros, e atualizar, o sistema trará todos os cadastro dos produtos de acordo com as características oferecidas.

2 – Após filtrar os produtos você terá que envia-los para a fila de impressão para fazer isso basta clicar com o botão direito sobre o item, e clicar em Adicionar item.
como pode ser visto na imagem abaixo.

 

3 – após isso basta selecionar o layout, e clicar em imprimir. Note que também é possível adicionar todos os itens filtrados, limpar lista ou adicionar apenas os selecionados(marcados na caixinha ao lado do código do produto).
.
.
.
.
.

10.Pedido Rápido

Assim como nos módulos vistos anteriormente, no modulo de pedido, você pode adicionar a empresa(Normalmente já vem selecionado), informar o cliente e caso queira, é possível informar o cpf na venda. É possível também adicionar a tabela de preço, informar o vendedor a operação e o estoque. Assim como abordado no módulo de devolução, clicando no campo em branco(1) e apertando seta para baixo “↓”, você pode adicionar produtos a venda, você pode também marcar se é delivery(2), adicionar taxas (3) e descontos(4). No rodapé temos funções(5), são elas:
f4 – Cancelar item por código
f6 – Cancelar ultima venda
f8 – Reimprimir ultima venda ( só é possível reimprimir ultima vendo, não é possível reimprimir venda especifica).
f10- Atalho para a função gravar
[Ctrl + Del] – Exclui o item selecionado.
Após a gravação, o pedido é enviado para a lista de pedidos onde também é possível realizar alterações, oque faz com que essa tela seja eficiente para criar orçamentos, e salvar pedidos, facilitando o processo de venda.
.
.
.
.
.

11.Venda Rápida

~
Essa tela se assemelha muito a tela de pedido, com o diferencial de que esta tela é o ponto de venda direto, após apertar gravar a venda irá direto para o faturamento e será aberta a tela a seguir:


Aqui poderá ser selecionado a opção de faturamento e se comportam da seguinte maneira:
Gerar e enviar NF-e (Modelo 55)  – Irá gerar uma nota fiscal e envia-la a Sefaz
Somente gerar a NF-e (Modelo 55) – Irá gerar uma nota fiscal em contingencia que poderá ser emitida posteriormente.
Imprimir Nota fiscal (Modelo 1 e Modelo 4) – Modelo não mais utilizado.
NFC-e (Modelo 65) – Irá gerar e enviar uma Nota Fiscal do Consumidor a Sefaz.
NFC-e (Modelo 65) Em contingencia – Irá Irá gerar uma Nota Fiscal do Consumidor em contingência para envio posterior.
Comprovante interno para movimentação de estoque – irá gerar um comprovante da movimentação da venda que foi realizada.
.
Feito isso, Selecione a forma de pagamento e o pedido então estará faturado.

.
.
.
Ainda na tela de Vendas/Pedidos podemos configurar nossas preferências nos campos a serem preenchidos no momento da venda pode pode ser visto nessa imagem:

~
Note como a tela de venda ficou mais intuitiva e dinâmica com menos campos a serem preenchidos.
.


.
.
Além dos campos também é possível configurar preferencias nas colunas que aparecem informações sobre os produtos da venda. Para isso basta clicar no ícone referenciado na imagem.

.
.
Outra opção possível é de faturar a venda como expedição, faturar uma venda com seus itens em expedição gerará um romaneio de entrega que poderá ser acompanhado pelo retaguarda, e processado posteriormente na confirmação da entrega do produto.
Para isso basta adicionar à coluna expedição a opção desejada, caso tenha mais de uma.

.
.
.
.
.
.

12.Lista de Pedidos

~
Após o pedido ser gravado na tela de pedido, ele virá para esta tela, onde é possível filtrar os pedidos por cliente(1), vendedor(2), operador(3) período(4) e status(5), após escolher os filtros basta clicar no ícone referente a atualizar, para buscar os pedidos. Para acessar o pedido é necessário dar dois cliques sobre o mesmo.

Para faturar, basta pegar o número do pedido e coloca-lo no campo referenciado na próxima imagem.
.
.
.
.
.
13.
Faturamento Rápido de Pedido

~
Colocando o número do pedido nesse campo “informe o numero do pedido” e pressionando a tecla [enter] ele abrirá as opções de faturamento. selecionando-a e selecionando a forma de pagamento seu pedido será faturado.
.
.
.
.
Este guia fornece uma visão geral das funcionalidades do sistema ideiaBoxOne é importante preencher as informações corretamente para garantir uma gestão precisa e eficiente do fluxo de caixa.