ReportBuilder Elementos do layout – Ideia

Para dar o pontapé inicial para trabalhar no ReportBuilder você pode abrir um dos três sistemas IdeiaERP, IdeiaLoja ou IdeiaOne, já na tela inicial de um desses sistemas, procure pela opção Relatórios, uma ds últimas opções da barra de ferramentas, seguindo da esquerda pra direita.ReportBuilder

Abrirá as seguintes opções para trabalhar o ReportBuilder, escolha qual desejar e que atenda melhor sua necessidade.

Após selecionar a opção desejada, abrirá a tela para preenchimento dos campos usados para buscar os registros que o usuário deseja retornar no layout, preencha as informações e após isso, na parte inferior da página, pressione Ctrl e clique em Novo layout.

Após executar o comando, o sistema abrirá a seguinte janela:

Onde você pode Criar um Novo layout, caso não tenha nenhum já salvo no sistema.
Pode Duplicar um layout já existente, caso queira fazer testes em um layout já pronto sem compromenter o trabalho já feito. (Será preciso por um nome no layout duplicado para salva-lo).
Editar um layout, podendo ser o duplicado ou o próprio layout original salvo.
Também é possível Renomear um layout, após salvar um layout, ele fica salvo sem nome, use esta opção renomear para lhe facilitar a encontrar os layouts que precisa.
Pode Excluir layouts, basta selecionar o desejado e clicar na opção.
E por fim você pode Vizualizar os layouts de impressão, assim como o processo de exclusão, selecione o layout e clique na opção para vizualizar a forma como o documento será impresso.
Caso não tenha nenhum layout, clique em Novo, para abrir a página de confecção do ReportBuilder.

É possível notar que nela contém muitas funções, algumas nem ficam à vista. A primeira função q podemos notar na barra de ferramentas é a de adicionar um campo simples de texto

Basta selecionar a opção e clicar no local desejado do layout. Após isso, surgirá o campo para digitar o texto:

Ao lado da opção de texto, temos a opção Memorando, onde podemos inserir uma listagem de informações:

As diferenças deste campo para o campo de texto estão nas configurações dele, clique com o botão direito sobre o campo no layout e selecione a opção Linhas para digitalizar as informações:

Selecione esta opção e será aberta a seguinte janela:

Nela, é só digitar os parâmetros que deseja e clicar em ok. Caso deseje salvar os parâmetros inseridos ali, clique em salvar, e caso queira puxar os parâmetros já salvos, clique em carregar e vá ate o arquivo onde estão salvos.
Clicando novamente com o botão direito no campo, temos a opção Mudança automática de linha. basicamente, esta opção quando ativada, faz com que seu texto quebre quando chegar ao limite do campo, fazendo com que a última palavra, caso não caiba no espaço, seja separada.
Caso não esteja ativada, a palavra não será dividida.
Ex. Mudança automática de linha ativada:

Ex. com a opção desativada:

Outra opção fornecida neste campo, é o ajuste da posição do mesmo, caso queira posicioná-lo de uma maneira mais precisa, clique com o botão direito novamente sobre o campo, e selecione a opção Posição…:

Após selecionada, abrirá a seguinte janela, onde você pode ajustar precisamente a posição, largura e altura do campo:

Todos essas opções mostradas acima, são usadas para personalização do layout, existem mais algumas opções dentro da configuração dos campos.
OBS: essas opções não serão mostradas nesta documenração por não serem muito relevantes para o entendimento.

Partindo para o próximo campo, temos o Texto formatado:

Como o próprio nome já diz, nele pode-se inserir textos e formatá-los da maneira como desejar, clicando com o botão direito sobre ele, selecione Editar:

Após isso, será aberta esta janela para formatação, onde você pode digitar o texto que deseja formatar ou carregar um texto já salvo nos arquivos de sua máquina, basta clicar na opção Abrir:

Após abrir ou digitar o texto note que você pode formatá-lo usando a barra de ferramentas na parte superior da aba, barra de ferramentas essa que por sua vez, é muito semelhante à do word, como podemos ver:

Na lateral direita da aba, temos o quadro com informações do banco de dados, basta ativar a opção Mail Merge, selecionar a tabela onde estão as informações que deseja inserir e dar dois cliques sobre o campo ou clicar na opção Add Field e ele será inserindo automaticamente junto ao texto:

O campo será mostrado dessa maneira “técnica” mesmo, mas ao fechar a janela, salvar e ir até visualizar impressão:

O campo aparecerá com a informação atrelada à ele já, como no exemplo onde o valor atribuído a este campo era 0:

Também é possível inserir adicionais a esse campo, também no lado direito da aba, após selecionar o campo do banco, podemos selecionar a formatação desse campo no quadro abaixo:

Note que ao inserir o campo com essa formatação, ela automáticamente se insere no meio do código, fazendo com que aquele 0 se transformasse num valor em dinheiro:

Esta é apenas uma das diversas formatações que tem para os campos com valores numéricos.
As formatações vão variando de acordo com o tipo do campo selecionado, as opções que estarão disponíveis em campos do tipo String não estarão disponíveis em campos do tipo double e assim sucessivamente. Basta você ir aplicando de acordo com sua necessidade.
Voltando nas opções do campo Texto formatado, temos a opção de mala direta:

que após a informação do banco estar inserida, quando ativada, ela faz com que o código da informação se converta para o valor atribuído à ela ao vizualizar a impressão.
e quando desativada, ela leva o código da informação para a visualização da impressão. Segue o exemplo.
Ex. com a mala direta ativada:

Ex. com a mala direta desativada:

Dando continuidade às opções na barra de ferramentas da página de edição do layout, o próximo item que temos é a variável do sistema, que por sua vez, puxa as informações da data do sistema, quando inserida em seu layout, exibirá a data atual:

Ao clicar com o botão direito sobre o campo, será aberto mais uma lista de opções de formatação, a primeira delas é a opção de Tamanho automático.

Quando ativada fará com que o campo se ajuste automaticamente ao tamanho do texto, no caso a data, e quando desativada, o campo ficará do tamanho definido pelo usuário.

Ex. com o Tamanho automático desativado:

Ex. com o Tamanho automático ativado:

A próxima opção de formatação do campo é o Formato de apresentação:

Após clicar, será aberta esta caixa com opções de formatos de datas:

Caso ainda não encontre o formato de data ideal, você pode criar um formato, digitalizando no campo de texto acima das opções:

Partindo para a próxima opção da barra de ferramentas, temos a opção Variável:

Como o próprio nome já diz esta opção pode variar seu conteúdo, só vai depender da escolha do usuário.

Ao dar um clique no campo, note que aparecerá uma caixa de seleção na parte esquerda da barra de ferramentas:

Nesta caixa você pode escolher o que deseja que seja exibido em seu layout. Após selecionar, você pode clicar com o botão direito do mouse sobre o campo, e ir até a opção Formato de apresentação para formatar o conteúdo exibido.

OBS: Você só conseguirá ver o conteúdo escolhido quando for em Visualizar Impressão.

Clicando com o botão direito sobre o campo, temos a opção Branco quando zero.

 Basicamente esta opção deixa o conteúdo em branco se o valor atribuído ao mesmo for zero, também só ficará em branco quando for em Visualizar Impressão.

A próxima opção é exclusiva deste campo, ela se chama Cálculo:

Ao clicar sobre esta opção, abrirá a seguinte janela:

Nela, você pode pegar informações do banco para fazer o cálculo, como por exemplo, o valor total e o valor do frete, basta clicar em DMRelatorio > selecionar o banco > selecionar os atributos e arrasta-los para a área em branco:

Após realizar este processo, basta escolher o cálculo que deseja fazer:

Assim como os demais, o resultado também só será exibido na tela de Visualizar Impressão.

Também é possível calcular valores de objetos inseridos no layout, na parte inferior do lado direito selecione a opção Objetos, na parte superior selecione o campo que deseja para fazer o cálculo, e em seguida selecione o parâmetro com o valor do campo:

Escolha o sinal que representa o tipo de cálculo que deseja fazer (+, -, *,  /), e escolha o outro campo que deseja pegar o valor para fazer cálculo da mesma maneira. Também é possível fazer o cálculo utilizando o valor de um campo do banco e o valor de um campo inserido no layout:

Saindo da opção Cálculos, a próxima opção que temos é de formatar o campo:

Caso não tenha a formatação que você deseja já pronta, é possível criar uma neste campo de texto:

A próxima opção do campo variável é a Leitura antecipada:

Essa opção será útil quando você usar o campo variável em uma situação em que ele se repete, pois esta opção quando ativada, faz com que o último valor seja replicado desde o início, como no exemplo abaixo:

Nesta imagem, os valores da coluna destacada são valores de variáveis. esse é um exemplo com a Leitura antecipada desativada.

A imagem a seguir é com a opção ativada:

Note que esta opção faz com que o último valor replicado se repita no lugar de todos os outros anteriores quando ativada.

 

A próxima opção permite ao usuário inserir imagens no layout:

Ao inserir este campo no layout, clique com o botão direito sobre o campo e vá em “Figura…”:

E abrirá o explorador de arquivos para selecionar a imagem, basta ir até o local onde a imagem está salva selecioná-la e inserir no layout.

Caso seja selecionada a imagem errada ou caso o usuário deseje retirar a imagem, basta clicar com o botão direito novamente sobre a imagem e clicar em limpar, e o campo voltará a sua formatação original:

Uma opção que pode ser bastante útil é a de “manter as proporções” da imagem

Quando esta opção está ativada, o usuário pode aumentar o tamanho do campo que a imagem permanecerá do mesmo tamanho:

Exemplo com a opção desativada / Exemplo com a opção ativada:

Outra opção interessante no campo imagem é a de “Ajustar”

Esta opção quando ativada, faz a imagem se ajustar verticalmente ao tamanho do campo:

Exemplo com a opção desativada / Exemplo com a opção ativada:

 

A opção “Transparente” pode ser útil para usar o campo imagem de outras maneiras.

Esta opção quando ativada tira o fundo da imagem, possibilitando ao usuário realizar combinações da imagem com outros objetos no layout.

 

Na próxima opção de campo para inserir no layout temos o campo “Polígono” , ao inserir este campo, já vem uma forma de um quadrado por padrão, mas caso o usuário queira alterar a forma, basta ir no canto esquerdo da barra de ferramentas onde aparecerá um campo com o nome do polígono, basta clicar nele e escolher o polígono desejado:

Essas formas são completamentamente ajustáveis em tamanho, cor, preenchimento, estilização de borda e podem ser combinadas com outros elementos do layout, por isso são bastante úteis.

O próximo item também é usado para a estilização do layout basicamente, estamos falando da “Linha”.

Quando inserida, também surge no canto esquerdo da barra de ferramentas, um campo com opções de posições da linha:

Clicando com o botão direito sobre a linha, temos a seguinte opção de “Altura do antecessor”

Que quando ativada, automaticamente o tamanho do campo da linha preenche verticalmente todo o espaço daquele determinado bloco do relatório:

Exemplo com a opção desativada / exemplo com a opção ativada:

Neste mesmo item, temos outra dinâmica semelhante, porém com a largura, basta ativar a opção que fica abaixo da opção mostrada anteriormente.

Exemplo com a opção desativada / Exemplo com a opção ativada:

Essas linhas também são bastante utilizadas por serem combináveis com outros elementos do layout, já que assim como os polígonos, são ajustáveis em tamanho, cor e estilização da linha.

 

O próximo item que temos serve para adicionar código de barras ao layout.

Ao adicionar o campo ao layout, note que ele já vem com um código de barras formado, ele vem dessa maneira pois a caixa de texto já vem por padrão preenchida com o nome do campo, o que faz com que gere um código de barras:

Nesta opção de código de barras, o usuário é responsável por “montar” o código, basta o usuário inserir no campo de texto o que deseja que se transforme no código de barras.

Ao clicar com o botão direiro do mouse temos algumas opções de formatação para este item.
Como as opções de tamanho do campo e fonte automáticos:

Com essas opções ativadas, o código de barras se ajusta ao tamanho do texto inserido no campo, pois quanto mais caracteres o usuário inserir no campo de texto, maior ficará o código de barras. É aconselhavel que essas opções estejam sempre ativadas.

 

A próxima opção, ainda após clicar com o botão direito, serve para configurar o código de barra:

Ao clicar nesta opção, será aberta a seguinte janela:

Nela, podemos escolher o estilo do código de barras para o que melhor se adequa ao layout que está sendo produzido.

Temos a opção de orientação e nela temos essas 4 opções:

Basicamente elas definem em qual direção ficará o código de barras, se ficará na horizontal ou vertical.

As opções abaixo da orientação, no caso Largura de barra e proporção barra larga servem para configurar o tamanho do código de barras também, já que alterando esses campos, o código pode ficar mais fino e menor ou maior dependendo da configuração aplicada.

 

Após configurar como deseja nesta janela, basta clicar em ok que a janela será fechada e a configuração aplicada, caso deseje alterar algo e verificar o resultado sem fechar a janela, basta clicar em aplicar

 

A próxima opção é de imprimir junto ao código de barras o texto que nele foi inserido:

Exemplo quando a opção está ativada / Exemplo quando a opção está desativada:

           

O próximo item da barra de ferramentas é o campo 2DBarCode .
Ao inserir este campo no layout e clicar com o botão direiro do mouse sobre ele, note que este campo não possui uma lista de opções nesse comando, possui apenas as opções padrões dos campos.

Para fazer alterações neste campo, o usuário terá de usar o painel lateral de configurações, painel este localizado no canto esquerdo inferior da tela:

Esta primeira opção de ‘AutoScale’ basicamente corresponde à opção de tamanho automático. Quando ativada, faz com que o campo se ajuste ao tamanho do BarCode

Exemplo com a opção ativada: / Exemplo com a opção desativada:

 

A próxima opção ‘BarCodeType’ é usada para definir qual estilo de BarCode o usuário deseja utilizar.

Existem duas opções para BarCode:

bcPDF417 e bcMaxicode

bcPDF417 é a opção que vem selecionada por padrão.

Exemplo com bcPDF417: / Exemplo com bcMaxicode:

 

As próximas opções ‘BarHeight’ e ‘BarWidth’ são usadas para configurar o tamanho do BarCode. BarHeight é usado para regular a altura e BarWidth é usado para regular a largura do BarCode.

 

Para configuração do campo também temos a opção ECCLevel. Nesta configuração, temos opções desde ‘ecAuto’ e ‘ecLevel0’ até ‘ecLevel8’. Cada um desses níveis configura o tamanho e as barras do BarCode de uma maneira diferente, basta o usuário escolher a que melhor vai atender sua necessidade e ajustar ela conforme for preciso.

Para esse tipo de personalização também temos as opções de colunas e linhas, NumColumns NumRows.

Na opção NumColumns, o usuário configura em quantas colunas serão divididas o campo. o que altera diretamente no tamanho e formato do campo selecionado, nesse caso o BarCode.

Na opção NumRows é a mesma coisa, porém o campo será divido em linhas, alterando diretamente na largura do campo.

 

A opção PrintHumanReadable, quando ativada, exibe o texto inserido no BarCode, quando desativada exibe apenas o BarCode.

Exemplo com a opção ativada: // Exemplo com a opção desativada:

 

O próximo campo QuietZone, vem por padrão preenchido como ‘8’. Este campo nada mais é do que o tamanho da área do campo. Lembrando que este campo altera diretamente a proporção do campo em si e não a proporção de seu conteúdo.

Quanto menor for o número da QuietZone, menor será o campo, neste exemplo a QuietZone está padrão, preenchida como 8:

E neste exemplo, a QuietZone está preenchida como 45:

Fica à critério do usuário utilizar esta função como melhor atender sua necessidade e como combine melhor com o estilo de seu layout.

 

A próxima opção RelativeBarHeight, quando ativada faz com que o BarCode se ajuste na vertical, podendo deixá-lo mais esticado verticalmente.

Exemplo com a opção ativada: // Exemplo com a opção desativada:

Opção que também fica a critério do usuário.

 

A próxima e última opção é Truncated, quando ativada, o BarCode é automaticamente reduzido.

Exemplo com a opção ativada: // Exemplo com a opção desativada:

                 

 

Partindo agora para o próximo item da barra de ferramentas, temos o campo checkbox Ao inserir este campo, note que também surge o input para selecionar o estilo desse campo, no canto superior esquerdo. Temos as seguintes opções de estilização para este campo:

Checkmark and Box: 

X and Box:

Checkmark only:

X only:

Como podemos ver acima, temos dois estilos para cada opção. Indo para as configurações do campo na parte inferior no canto esquerdo, temos a opção de alterar a cor do checkbox, em CheckBoxColor. E pode-se definir se o campo já vai ser impresso no layout com o checkbox marcado ou não, basta marcar ou desmarcar a opção Checked.

Exemplo com a opção ativada: // Exemplo com a opção desativada:

                                                             

Esta opção também pode ser acessada ao clicar com o botão direito sobre o campo.

 

Partindo agora para os campos com preenchimento das informações das tabelas do banco de dados. Como primeiro item, temos o Campo de texto .

Note que ao inserir este campo no layout, surgirão não só um mas dois inputs no canto superior esquerdo.

O primeiro input, sendo o da esquerda, é usado para selecionar a tabela do banco disponível para aquele layout.

Como neste exemplo abaixo de um relatório de vendas/saídas:

Onde as tabelas disponíveis para este relatório são Vendas e Filtros.

Na tabela Vendas, retorna todas as opções de campos que são inseridos na tabela ao realizar determinadas vendas.

E na tabela Filtros, é retornada a opção que contém as informações fornecidas pelo usuário para retornar determinados registros de venda específicos.

As configurações deste campo são bem parecidas com as configurações do campo de texto que não liga ao banco de dados. Tendo apenas como adicional a opção do preenchimento do campo ficar em branco quando for igual a 0, basta marcar ou desmarcar a opção BlankWhenZero .

 

O próximo item é o Campo Memorando que também puxa os campos das tabelas disponíveis, assim como o campo de texto, a diferença entre eles é que o campo memorando vem por padrão num tamanho maior que o campo de texto:

Este campo geralmente é utilizado para inserir as informações do filtro no layout.

 

O próximo item é o Campo Texto Formatado Este campo é bem parecido com o campo memorando mostrado acima, porém ele não exibe o conteúdo selecionado na tela de edição, apenas na tela de visualizar impressão.

Exemplo de como o campo fica na tela de edição:

Exemplo ao visualizar a impressão:

Este campo pode ser usado com a mesma finalidade do Campo de Texto Formatado.

 

O próximo item é o Campo Calculado Este campo é usado para calcular totais de quantidades e valores. Seguindo o mesmo processo de selecionar a tabela e o campo que deseja calcular. O resultado só poderá ser visto ao visualizar impressão, assim como o campo de texto formatado acima.

 

Além da função de soma, também temos estas opções disponíveis:

Para acessar essa janela de opções, clique com o botão direito sobre o campo e vá em  Calculos…

Basta o usuário escolher com qual quer trabalhar em seu relatório.

 

Também temos o Campo com Código de barras que puxa informações do banco de dados, este campo geralmente é usado para campos da tabela que armazenam códigos, como no exemplo abaixo:

O exemplo acima mostra o código de barra preenchido com o código do produto, como mostrado nos inputs de seleção da tabela e do registro da mesma, no canto superior esquerdo.

Geralmente esse campo de código de barras é usado em layouts de etiquetas, mas o usuário pode usá-lo como achar melhor.

O próximo item tem basicamente o mesmo propósito, estamos falando do DB2DBarCode que geralmente é usado com a mesma finalidade do código de barras simples.

Vale ressaltar que esses campos de código de barras que possuem ligação com o banco tem basicamente as mesmas opções de estilização e de configuração de suas versões normais, apresentadas no início deste documento, caso tenha alguma dúvida, volte no trecho do documento que fala sobre código de barras e 2DBarCode

(DICA: Para ajudar a se localizar, use CTRL + F e insira na caixa de texto uma das opções destacadas ou pesquise pelo campo que deseja ver.)

 

Partindo para o próximo item, temos o campo DBCheckBox que é o campo utilizado para receber o valor de flags, como no exemplo abaixo:

Este exemplo foi retirado de um relatório de contas a pagar, onde foi atribuido a este campo DBCheckBox destacado o valor do registro flagquitado:

Porém, este campo checkbox, vem por padrão aceitando apenas valores ‘false’ e ‘true’, para que ele receba o valor das flags será necessário alterar isso em suas propriedades, na parte inferior esquerda.

Basta ir em Miscellaneous e alterar false e true para 0 e 1

Antes da alteração: // Depois da alteração:

                           

Este valores também podem ser alterados ao clicar com o botão direito do mouse sobre o campo e clicar em Settings… e será aberta essa janela:

Onde em Style o usuário escolhe qual a estilização ideal para o checkbox ele quer utilizar, e em Boolean True e False ele define os valores que serão recebidos neste campo, no caso seria a mesma coisa de alterar a opção Miscellaneous mostrada anteriormente.

Partindo para a última sessão da barra de ferramentas, como primeira opção temos o campo Região ,

este campo meio que faz a mesma função do campo Polígono. Ele é usado para agrupar elementos e pode ser utilizado para estilizar o relatório.

Ao inserir elementos dentro deste campo, pode-se clicar com o botão direito sobre ele e ativar a opção Manter junto, assim, ao movimentar o campo Região, os elementos dentro dele serão movimentados junto.

Partindo para o próximo item, temos o SubRelatório Este item é geralmente utilizado quando se quer inserir informações de uma tabela X do banco de dados em um relatório que está apontando para uma tabela Y. Como no exemplo abaixo:

Onde esse é um relatório que possui duas tabelas disponíveis para ele, é um relatório de monitor de vendas, onde sua estrutura principal está olhando para a tabela Resumo, destacada no canto esquerdo, e o subReport responsável por criar um estrutura secundária está olhando para a tabela Lista.

Ao adicionar subReports no layout, serão criadas abas de estruturas referentes aos subReports na parte inferior central da tela de edição.

O usuário pode navegar entre as sessões clicando em uma delas.

O subReport é usado para inserir os dados que deseja que sejam impressos no layout que pertecem à outra tabela, é usado um subReport para isso para que não dê conflito ao inserir campos de uma tabela X em um layout que está olhando para a tabela Y, fazendo com que esses determinados campos não consigam buscar seus registros no banco.

A estrutura do subReport é exatamente igual à estrutura principal do layout, porém ela é geralmente usada para criar apenas um determinado bloco do relatório. Siga o exemplo:

Este é o relatório completo pronto para ser impresso.

Esta é a estrutura principal do relatório na tela de edição:

E esta é a estrutura do subReport na tela de edição:

Note que o SubReport é usado apenas para montar uma determinada parte do relatório.

 

O próximo item é a Quebra de página Este item serve para interromper uma sequência de registros basicamente. Como neste exmeplo abaixo:

Neste relatório de vendas/saídas sintéticas, com o autostop desativado, são exibidos todos os registros daquele determinado período. Se for colocada a quebra de página na sessão do layout em que estão estes registros, será exibido apenas um, este item faz básicamente a função do autostop.

Inserindo a Quebra de página na sessão dos registros:

O resultado:

Este item não é muito usado, mas o usuário pode usar caso ache necessário.

 

Enfim, estes são todos os elementos utilizáveis para a confecção de um relatório, utilize os campos que atendam suas necessidades ou até mesmo combine-os uns com os outros para darem uma personalizada a mais no seu relatório. Em caso de dúvidas, entre em contato com o suporte através do número: +55 21 98284-3998.