Cadastro de Produtos – Ideia Ecommerce

  1. Acesse o painel administrativo do seu E-commerce
  2. Digite o usuário e senha para acessar o painel administrativo
  3. No menu lateral esquerdo, clique em Catálogo e logo após clique em produtos
  4. Para cadastrar um novo produto clique no botão azul de “+”
  5. Informações do produto
    1. Geral

      1. Produto – Digite o nome do Produto.
      2. Descrição – Um texto que contém mais detalhes sobre o produto.
      3. Meta Título – Título que será exibido nos resultados de pesquisa dos mecanismos de buscas como o Google. Recomendamos que seja inserido o mesmo nome do produto.
      4. Meta descrição – Pequeno texto que será exibido abaixo do título e do link da página ao realizar uma pesquisa.
      5. Meta Palavras-chave – São palavras que facilitarão a busca da página no momento em que o usuário realizar a pesquisa.
      6. Etiquetas – Palavras que possam facilitar a busca do produto na loja.
    2. Dados

      1. Modelo – Informe o modelo do produto
      2. SKU (Unidade de Manutenção de Estoque) – Código utilizado para classificar e organizar os itens de um estoque de acordo com suas características. Cada mercadoria tem o seu próprio SKU.
      3. NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) – O NCM é utilizado para identificar a natureza das mercadorias.
      4. CEST – Código Especificador da Substituição Tributária.
      5. UPC – Número do código de barras composto por uma sequência numérica de 12 dígitos.
      6. EAN (Numeração Européia de Artigos) – Número do código de barras composto por uma sequência numérica de 13 dígitos.
      7. JAN – (Japanese Article Numbering) – É um código EAN-13, mas os seus primeiros dígitos deve ser 45 ou 49 para identificar o Japão. Seu preenchimento não é obrigatório.
      8. ISBN (International Standard Book Number) – É um sistema internacional de identificação de livros e softwares que utiliza números para classificá-los por título, país, editora e edição. Seu preenchimento não é obrigatório.
      9. MPN (Número da peça do fabricante) – É um código individual para cada pr
        oduto, utilizado para identificar o produto em seu fabricante.
      10. Localização – É a localização do produto na loja ou armazém.
      11. Preço – Preço de venda do produto.
      12. Grupos de Impostos – Valor que será aplicado no preço de venda. Seu preenchimento não é obrigatório.
      13. Quantidade – Quantidade de produto disponível em estoque.
      14. Mínimo por venda – Quantidade mínima que o cliente pode comprar desse produto.
      15. Reduzir estoque – Caso a opção esteja marcado como “não”, no momento em que o cliente finalizar o pedido, o estoque do produto não será reduzido.
      16. Se esgotado – Informação que será exibida no momento em que o produto ficar fora de estoque.
      17. Precisa de frete – Caso esteja marcado como “não”, o frete não será calculado para esse produto no momento de finalizar o pedido.
      18. Disponível a partir de – Data na qual o produto ficará disponível para venda na loja.
      19. Dimensões – Dimensões do produto em Comprimento x Largura x Altura. Essas informações são utilizadas para o cálculo do frete.
      20. Unidade de medida – Unidade de medida utilizada para especificar o tamanho do produto.
      21. Peso – Peso do produto
      22. Unidade de peso – Unidade de massa utilizada para especificar o peso do produto.
      23. Situação – Informa se o produto ficará disponível no site.
      24. Posição – Número utilizado para indicar a posição do produto entre os demais. A prioridade é do menor número para o maior, Ex: Produto com posição ‘0’ tem prioridade em relação ao produto com posição ‘1’. Caso o campo não seja preenchido o valor será considerado como ‘0’.
    3. Ligações
      1. Marcas – Selecione o fabricante/marca referente ao produto. A marca deve estar cadastrada para que seja possível selecioná-la.
      2. Departamentos – Informe os departamentos no qual o produto ficará disponível. O departamento precisa estar cadastrado para que seja possível selecioná-lo.
      3. Filtros – Filtros no qual o produto faz parte. Para isso, o filtro deverá estar cadastrado para que seja possível selecioná-lo.
      4. Loja – Caso possua multilojas, selecione as lojas na qual o produto ficará disponível.
      5. Downloads – Arquivo que ficará disponível para o cliente realizar o download após adquirir o produto.
      6. Produtos Relacionados – Nesse campo é possível informar os produtos  similares, para isso, é necessário que os produtos já estejam cadastrados na loja.
    4. Atributos
      Clique no botão azul com o sinal de “+” para adicionar novos atributos.

      1. Atributo: Tipo de atributo desejado. O atributo deve estar cadastrado para que seja possível selecioná-lo.
      2. Texto: Informações sobre o atributo escolhido.
    5. Opções

      1. Opção – Tipos de opção disponível para o produto. A opção deve estar cadastrada para que seja possível selecioná-la.
      2. Campos – Campos referentes a opção selecionada.
    6. Assinaturas
      Clique no botão azul com o sinal de “+” para adicionar novos descontos.

      1. Tipo de Assinatura – Tipos de assinatura disponível para determinado produto. O tipo de assinatura deve estar cadastrado para que seja possível selecioná-la.
      2. Tipo de Cliente – Determina para qual grupo de usuário será permitido realizar a assinatura.
    7. Descontos
      Clique no botão azul com o sinal de “+” para adicionar novos descontos.

      1. Tipo de Cliente – Grupo de clientes na qual o desconto ficará disponível.
      2. Quantidade – A partir de quantos produtos no carrinho o desconto será aplicado.
      3. Prioridade – Número utilizado para definir a prioridade do desconto entre os demais. A prioridade é do menor número para o maior, Ex: Desconto com posição ‘0’ tem prioridade em relação ao desconto com posição ‘1’. Caso o campo não seja preenchido o valor será considerado como ‘0’.
      4. Preço – Valor que será cobrado com o desconto
      5. Data Inicial – Data de inicio do desconto.
      6. Data Final –  Data de término do desconto.
    8. Promoções
      Clique no botão azul com o sinal de “+” para adicionar novas promoções.

      1. Tipo de Cliente – Grupo de clientes na qual a promoção ficará disponível.
      2. Prioridade – Número utilizado para definir a prioridade da promoção entre as demais. A prioridade é do menor número para o maior, Ex: Promoção com posição ‘0’ tem prioridade em relação a promoção com posição ‘1’. Caso o campo não seja preenchido o valor será considerado como ‘0’.
      3. Preço – Valor que será cobrado na promoção.
      4. Data Inicial – Data de inicio da promoção.
      5. Data Final –  Data de término da promoção.
    9. Imagens

      1. Imagem: Clique no simbolo da câmera e depois clique no botão azul para adicionar uma nova imagem ou editar. Caso você queira remover, clique sobre a imagem e depois clique no botão vermelho.
      2. Posição: Número utilizado para definir a posição da imagem adicional entre as demais. A prioridade é do menor número para o maior, Ex: Imagem com posição ‘0’ tem prioridade em relação a imagem com posição ‘1’. Caso o campo não seja preenchido o valor será considerado como ‘0’.
      3. Novas imagens adicionais: Clique no botão azul para adicionar novas imagens referentes aos produtos
    10. SEO

      1. – Url amigável. A Url amigável é um endereço simples, fácil de lembrar e que leva o usuário exatamente para o local desejado. Nesse caso é recomendado que o nome do produto seja inserido na URL amigável. Não utilize espaços, substitua os espaços por – (hífen), e certifique-se que a palavra é exclusiva em toda a loja.
  6. Após realizar as configurações do produto, clique no botão azul para salvar.