Caso queira cadastrar um novo produto no seu IdeiaONE siga os seguintes passos:
Na tela inicial ao entrar no Ideia, você pode acessar a tela de cadastro de produtos pelo botão “Cadastros de produtos” ou pelo caminho: “cadastros > cadastro de produtos” como pode ser visto nas imagens a seguir:

Após abrir à tela de cadastro de produto, você verá uma tela com uma barra de navegação padrão do sistema e logo a baixo dela, o padrão de lista do sistema.

Ao clicar em ‘Novo‘, abrirá uma tela onde poderá inserir todas as informações referentes ao produto, como pode ser observado na imagem abaixo.

Numeramos cada campo para uma explicação mais clara de cada um deles.
1 – Código interno do produto, um código que pode ser gerado automaticamente pelo sistema ao gravar, ou um padrão conforme a preferência e necessidade do cliente.
2 – Ean/Gtin, código identificador único do produto, normalmente o código que vem na embalagem.
3 – Acerto rápido de estoque, através desse botão será possível efetuar um acerto no estoque que desejar.
4 – Nome do produto, muitas vezes junto ao nome é colocada mais informações da descrição física como, por exemplo, de peso ou sabor do produto para facilitar seu reconhecimento.
5 – Categoria do produto (Categorias e subcategorias podem ser criadas no sistema, para segmentação dos produtos tendo assim relatórios mais detalhados).
6 – Unidade se refere a unidade de medida do produto, que dirá se o produto é vendido como unidade, quilograma, pacote e assim por diante.
7 – Aqui será informado o grupo de tributação ICMS do qual este produto pertence.
8 – É importante preencher este campo por estar diretamente ligado a impostos de comercialização de mercadorias, como o ICMS.
9 – Onde será preenchido o CEST caso o produto se enquadre como substituição tributária.
10 – Onde é preenchido o PIS/COFINS do produto.
11 – Observações do produto
12 – Caso seja cadastrado mais de uma foto para o produto, esta barra serve para navegar entre as fotos.
13 – Adicionar e remover imagem.
14 – Colocar imagem como padrão para aquele produto.
OBS: No sistema todos os campos com caixa de texto, seguido por uma caixa de texto cinza, é possível utilizar [F2] do teclado para abrir uma tela de busca, onde terá os cadastros referentes a cada campo.
Em Perfil tributário > Origem, pode ser encontrada e selecionada a tabela CST para o produto, como podemos ver na imagem.

Em Perfil tributário > IPI, pode ser selecionado o grupo IPI do produto.

Em Perfil tributário > Tipos, pode ser definida a aplicação do produto, dizer se ele é para revenda, matéria-prima, produto em processo(em fabricação ou operação de fabricação), produto acabado, subproduto, ou produto intermediário(usado para fabricação de outro produto).

Na aba “Outros Dados” pode ser informado dados como Fornecedor, Fabricante, Marca, Localização, Produto matriz e Unidade de negócio.

~~
Outras abas importantes do cadastro de produto.
Preços – você encontrará as seções: preço de custo, tabela de preços de venda, e tabela virtual.
• Preço de custo – Valor do custo do produto para compra do produto, nele podemos adicionar custo primeiro do produto custos diretos e custos indiretos.
• Tabela de Preço de venda – Onde é possível definir os valores de vendas dos produtos.
• Tabela Virtual – Normalmente usada em e-commerce e plataformas eletrônicas

.
.
.
.
Unidade comercial – Nessa tela é possível criar códigos e diferentes unidades de medida do produto, seja o objetivo vender pacotes ou efetuar vendas fracionadas do produto.
Para cadastrar uma unidade comercial, basta pressionar a seta para baixo (↓) do teclado, definir o código da unidade de medida, em seguida, a quantidade a ser vendida e o acréscimo/decréscimo, que pode ser definido em valor real ou em um valor percentual. Após isso, crie um código, adicione o EAN, caso tenha, e adicione a descrição. Por fim, clique em ‘Gravar‘.

.
.
.
.
Empresas – Nessa aba, é possível obter informações sobre o produto, tais como estoque por empresa, verificar se o produto está ativo para a empresa ou definir o estoque mínimo e máximo.

.
.
.
.
Características – Você pode ativar ou desativar características de um produto. Você pode criar, por exemplo, uma característica onde os produtos que estão inclusos nela, não devem ser vendidos e então ativá-la nesta aba, assim, produtos inclusos nessa característica não aparecerão na tela de venda.

.
.
.
.
Extrato – Aqui você poderá ver todo o histórico de movimentação do produto, você pode filtrar por empresa, estoque e data, após isso basta clicar em atualizar que trará toda a informação de movimento daquele produto naquela empresa, estoque e data.

.
.
.
.
Histórico de preço – Nessa tela é possível obter todas as alterações de preço do produto, na tabela de preço e período selecionado.

.
.
.
.
Promoção Relâmpago – É possível gerar códigos de etiquetas promocionais para o produto através dessa aba.
Para fazer isso siga os passos:

1 – Gerar etiquetas
2 – Com a empresa e o produto já selecionados, descreva o motivo da promoção
3 – A quantidade de etiquetas a serem geradas
4 – O valor para venda do produto
5 – Gerar e imprimir etiquetas.
.
.
.
.
Nutricional – Nesta aba é possível adicionar valores nutricionais ao produto.

.
.
.
.
Seguindo esse passo a passo, seu produto estará cadastrado e pronto para venda.
