NFS-e de Serviço – IdeiaERP

Notas fiscais de serviço são referentes a algum tipo de serviço que sua empresa realize para emitir uma NFS-e temos uma área específica no Ideia e um campo para configuração.

Observação: Antes de realizar essas configurações entre em contato com o suporte Ideia e solicite que seja habilitado esta opção de notas de serviço.

# Como configurar:

Caminho IdeiaERP: Guia Principal -> Cadastros Gerais -> Tabelas Fiscais -> Cadastro de Natureza de Serviço

 

Abrirá a seguinte tela, onde será possível cadastrar os tipos de natureza de serviço de sua empresa. O exemplo abaixo é um serviço de higiene e embelezamento de animais.

  1. Novo (ALT + N): Para adicionar um novo registro clique neste botão ou no atalho.
  2. Alterar (ALT + A): Ao selecionar algum registro e dar duplo clique sob ele, clicando neste botão ou usando o atalho será possível realizar alguma alteração desde que a nota não esteja escriturada.
  3. Excluir: Remove da lista o registro selecionado.
  4. Exportar PDF: Exportar um arquivo em PDF.
  5. Exportar XLS: Exportar um arquivo em XLS.
  6. Imprimir: Imprime o que estiver em tela.
  7. Salvar Preferencias: Salva as personalizações feitas.
  8. Resetar Preferencias: Remove as personalizações feitas retornando ao padrão.

  1. Barra de pesquisa: Pode procurar algum registro.
  2. Exibir painel de Agrupamento.
  3. Atualizar.

Ao clicar em adicionar nova natureza de serviço abrirá uma tela para inserir as informações tributarias.

Observação: Atentem-se as informações tributarias, é importante sempre antes de cadastrar se informar com o setor de contabilidade para que as informações inseridas estejam corretas.

Como no exemplo abaixo.

  • Botão “Gravar ou F10”: Salva as alterações feitas.
  • Botão “Alterar”: Permite editar as informações.
  • Botão “Auditoria”: Informa os registros de alterações feitas e seu usuário.

# Como gerar uma NFS-e

Caminho IdeiaERP: Guia Fiscal-> Lista de NFS-e

  1. Novo (ALT + N): Para adicionar um novo registro clique neste botão ou no atalho.
  2. Alterar (ALT + A): Ao selecionar algum registro e dar duplo clique sob ele, clicando neste botão ou usando o atalho será possível realizar alguma alteração desde que a nota não esteja escriturada.
  3. Excluir: Remove da lista o registro selecionado.
  4. Exportar PDF: Exportar um arquivo em PDF.
  5. Exportar XLS: Exportar um arquivo em XLS.
  6. Imprimir: Imprime o que estiver em tela.
  7. Salvar Preferencias: Salva as personalizações feitas.
  8. Resetar Preferencias: Remove as personalizações feitas retornando ao padrão.

  • Local para realizar pesquisas na Lista de NFS-e.
  • Mostra os campos que serão usados na pesquisa e o método de pesquisa.

  1. Exibe o painel de agrupamento.
  2. Filtro (F3) abre um menu de seleção de filtros (imagem abaixo).
  3. Atualizar lista: atualiza os dados listados.
  4. Exibe um gráfico sincronizado com a lista.
  5. É possível personalizar a tela de exibição.

 

As NFS-e ficaram listadas desta maneira:

-> Guia “Principal”:

  • Ao criar uma nova NFS-e se atente para preencher os campos necessários.

-> Guia “Retorno”:

  • O Retorno gerado sobre a criação da NFS-e, este retorno e emitido pela prefeitura após o envio da nota.

  • Botão “Gravar ou F10”: Salva as alterações feitas.
  • Botão “Alterar”: Permite editar as informações.
  • Botão “Auditoria”: Informa os registros de alterações feitas e seu usuário.

Ao gerar a NFS-e e Gravar, volte a tela de listagem e clique no botão “Emitir NFS-e”.

  • Visualizar: Abre a tela de impressão e visualização da NFS-e.
  • Enviar e-mail: Envia por e-mail a NFS-e ao cliente.
  • Emitir NFS-e: Emite a nota enviando para Sefaz e para a prefeitura.
  • Consultar Protocolo: Consulta a NFS-e no registro da prefeitura.