IdeiaOrders – Pré-vendas mobile

IdeiaOrders Mobile

O APP pode ser baixado através do link https://play.google.com/store/apps/details?id=com.ideiatecnologia.IdeiaOrders&hl=pt_BR

O aplicativo visa, oferecer ao usuário, praticidade e conforto ao criar pré-vendas. Sendo um aplicativo de fácil manuseio e completo em informações que serão utilizadas pelo sistema de ponto de venda para faturamento das mesmas.

O aplicativo possibilita também à superiores de loja, um controle em relação aos produtos e seus estoques, já que ao criar um novo pedido, haverá uma tela para adição de produtos que exibirão algumas informações relevantes sobre os produtos.

Mapeamento de telas:

Splash – 1ª tela de carregamento ao abrir o app

Login – Tela carregada após a inicialização do app. Tela onde devem ser preenchidas as informações como nome de usuário e senha para ser acessada a aplicação.

OBS: As credenciais são as mesmas utilizadas para acessar sistemas como IdeiaERP, IdeiaOne, etc.

Configurações – Tela acessível clicando em Configurar na tela de login. Nesta tela será preenchida a url que será responsável por exercer a comunicação da aplicação com o servidor a ser utilizado pelo usuário.

Exemplo de informação que deva ser preenchida: http://127.0.0.1:8998

OBS: http e a porta do endereço IP são necessários para efetuar a comunicação com o servidor. Lembre-se de substituir “127.0.0.1” pelo ip do seu servidor matriz ou servidor de loja.

Pedidos – 1ª tela carregada ao efetuar login. Nesta tela serão exibidos os pedidos em aberto e terás a opção de abrir um novo pedido clicando em .

Além de ter ao topo da tela, o menu sanduíche que dá acesso às informações do usuário logado e opção de sair do app.

Também temos a opção de filtrar os pedidos a serem exibidos nesta tela, podendo ser eles os faturados, em aberto e todos eles.

Abertura de Pré-Venda – Ao clicar nesta opção, será aberto um Pop-up para inserção do CPF, Nome e telefone do cliente para ser aberto um pedido para aquele cliente. Caso o cliente já possua cadastro, basta informar o CPF do mesmo e clicar sob o ícone , e serão buscadas e preenchidas as informações do cliente no pedido a ser aberto:

Menu sanduíche Será aberta uma aba lateral com informações do usuário logado que terás algumas opções nesta aba:

  • Obrigatoriedade de CPF na finalização de pedido – Esta opção quando marcada, força ao usuário preencher dados obrigatórios do cliente como Nome, CPF e telefone antes de finalizar o pedido.
  • Adição de produtos em massa – Esta opção quando marcada, desabilita o quadro com informações do produto na lista de produtos a serem adicionado à pré-venda. Com esta opção marcada não é possível informar a quantidade de cada produto, cada produto adicionado será com quantidade 1. Função essa que visa permitir o usuário ter mais praticidade para adicionar uma quantidade maior de produtos (diferentes).
  • Modo venda de serviços (Beta) – Esta opção quando marcada, substitui os itens a serem adicionados á pré-venda por serviços que estejam cadastrados no sistema.
  • Sair do app – Acionando o botão Sair, será questionado ao usuário se deseja realmente sair do app.

 

Detalhes do pedido – Na tela inicial, ao clicar sobre um pedido, o usuário será redirecionado à tela para inserção de mais detalhes do pedido. Inicialmente tendo a seção de adicionar os produtos, clicando em Adicionar produto, será aberta uma nova tela com a lista dos produtos disponíveis para inserção. O produto adicionado será exibido na seção dos produtos, podendo ser removido. Abaixo teremos a seção dos dados do cliente (Que já virão preenchidos caso já seja buscado o cadastro do cliente no momento de abertura do pedido). Informando o CEP e clicando no ícone serão buscadas e preenchidas as informações de endereço. Caso o cliente não possua cadastro, deve-se preencher as informações e cadastrar antes de finalizar o pedido.

Lista de produtos – Tela onde será possível buscar pelo produto desejado, e adicionar a quantidade desejada ao pedido. Também é possível enviar junto ao produto uma mensagem de complemento para o pedido.

Após Clicar em Adicionar, será averto um Pop-up com algumas informações do produto, e dois campos para digitação, são eles, Quantidade a Informar e Complemento:

OBS: (Por padrão, o campo Quantidade a informar já vem preenchido com 1,0 ou 1 dependendo de sua unidade comercial) 

OBS: (É possível informar a quantidade fracionada em certos produtos que permitam essa informação)

Feito isso, basta clicar em Adicionar Produto. O Pop-up será fechado e será exibida uma mensagem de confirmação.

De volta à tela do pedido, na sessão do cliente, caso já haja um cliente cadastrado e vinculado ao pedido, é possível realizar atualizações em seu cadastro, alterando qualquer informação e clicando em Cadastrar cliente, será exibida a seguinte mensagem:

– Ao clicar Nesta opção, será aberto um modal com as opções para finalização:

as quais são:

  • Apenas Finalizar – Esta opção irá apenas alterar o status do pedido, permitindo-o ser faturado no ponto de venda, e sem realizar nenhuma outra ação.
  • Finalizar e imprimir local – Esta opção fará com que o pedido seja finalizado e seja impresso diretamente do dispositivo utilizado, o cupom do pedido. (Esta opção é utilizada caso o app esteja sendo utilizado em um dispositivo que contenha função de impressão).
  • Finalizar e imprimir na rede – Esta opção finaliza o pedido e envia o documento de impressão para a impressora que estiver conectada ao servidor através da rede, realizando assim a impressão direta no servidor da loja pelo app.
  • Cancelar finalização – Esta opção apenas irá fechar o modal e interromper o processo de finalização do pedido.

Após finalizado o pedido, o mesmo será exibido com um ícone ilustrativo de finalização na lista de pedidos:

Pedido finalizado – Ao clicar sobre o pedido finalizado, será aberta uma tela com seus detalhes apenas para visualização e com opções para reimpressão do cupom diretamente no dispositivo ou pela rede, também haverá a opção para gerar um PDF do cupom da pré-venda, tendo a opção de enviá-lo:

 

Essas são as funcionalidades e recursos do aplicativo IdeiaOrders, qualquer dúvida, basta acionar ao time de suporte da Ideia Tecnologia, através do número +55 21 99456-8890.