Neste manual iremos aprender a criar um pedido e ou orçamento de venda, mas antes precisaremos entender qual a diferença entre eles.
Orçamento: O orçamento é um plano que ajuda a estimar despesas e ganhos. Sendo assim ele não reserva quantidade de produto em estoque e nem pode ser faturado.
Pedido: Formaliza quais foram os produtos, serviços, quantidades, preços e condições de pagamento combinados.
Dentro do Ideia siga os seguintes passos:
1 . Caminho IdeiaERP: Guia Principal -> Vendas/Saídas -> Pedido de venda/saida.
Depois de clicar irá abrir a seguinte tela:
2 – Nessa tela podemos preencher os seguintes campos:
EMPRESA: Empresa que esta realizando a venda, aperte F2 para selecionar e definir a empresa.
CLIENTE(opcional): Pessoa que esta realizando a compra, aperte F2 para selecionar.
VENDEDOR(opcional): Vendedor responsável pela venda, aperte F2 para selecionar.
NAT. OPERAÇÃO: Já vem preenchido pelo sistema a natureza de venda padrão definida, caso queira mudar aperte F2 para selecionar e defina a nova operação.
ESTOQUE: Já vem preenchido pelo sistema, caso queira mudar aperte F2 para selecionar.
COND. PAGAMENTO: Aperte F2 para selecionar a condição de pagamento.
STATUS(opcional): Status do pedido no momento do preenchimento.
TABELA: Tabela de preço que será usada nesse pedido/orçamento.
DATA P/ ENTREGA(opcional): Caso o pedido seja para preencha a data de entrega, e marque a opção entrega.
3 – Depois de preencher as informações, aperte F8 para acessar a lista de produtos.
Observe que o foco da tela vai mudar para a área destacada.
4 – Agora aperte F2 para selecionar ou digite o código do produto.
Observe que por padrão a quantidade sugerida é 1, mas podemos alterar conforme desejamos.
Também podemos alterar o preço final de um produto ou aplicar um desconto.
5 – Depois de concluir todas as alterações clicamos em gravar, para salvar o pedido/orçamento.
Caso deseje faturar o pedido, siga os passos abaixo.
1 – Clique no botão amarelo para atualizar o preço e os impostos.
2 – Caso deseje que o preço dos itens seja atualizado conforme a tabela Padrão, escolha sim.
3 – Depois disso clique no botão verde para faturar o pedido.
4 – Após isso escolha o tipo de nota que deseja gerar.
5 – Escolha a forma de pagamento.
6 – Informe o valor recebido.
7 – Clique em Continuar ou aperte F10.
Caso apareça a tela abaixo preencha os seguintes campos:
CAIXA: Caixa financeiro onde será lançado o crédito.
P. DE CONTAS: Plano de contas no qual esse lançamento se enquadra.
8 – Depois de preenchido aperte em gravar.
Feito isso o pedido foi faturado com sucesso.
Se formos em Vendas/Saídas -> Lista de Vendas e fizermos um filtro, conseguiremos identificar a venda gerada através do pedido faturado.
Aprendemos nesse manual a criar um pedido ou orçamento de venda dentro do sistema, além de aprendermos a faturar o pedido e localizar a venda.